Vicente José Malheiros da Fonseca
Compositor, Professor Emérito da Universidade da Amazônia (UNAMA), Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 8.ª Região Aposentado, Vice-Presidente da Academia de Música do Brasil.
"A querida sobrinha-prima Andréa de Araújo Campos, Violinista e Professora, nascida em Santarém, Estado do Pará, é orgulho de nossa família, da Amazônia e do Brasil.
Bisneta do compositor José Agostinho da Fonseca (1886-1945), reside em São Paulo (SP), depois de completar seus estudos musicais nos Estados Unidos da América do Norte, onde permaneceu por quase 15 anos.
Integrou a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e diversas outras orquestras e grupos camerísticos.
Recebeu várias premiações e venceu importantes concursos de música no Brasil e no exterior.
Participou de turnês e concertos musicais em vários Estados brasileiros e outros países, bem como de gravações de diversos discos.
Atualmente, integra a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, onde atua como Chefe de naipe dos segundos violinos.
Andréa figura, com destaque, no livro “Música e Músicos do Pará”, 3ª edição (corrigida), Belém: Governo do Estado do Pará/Fundação Cultural do Estado do Pará, 2016, p. 147, de autoria do musicólogo paraense Vicente Salles.
É Membro Imortal da Música Erudita Brasileira, na Academia de Música do Brasil, entidade que também tenho a honra de integrar e ocupar o cargo de Vice-Presidente, a convite de seu idealizador, fundador e Presidente, musicólogo e crítico Luís Roberto Trench. Foi condecorada com a "Medalha Oscar Borgerth", da "Academia de Música do Brasil" (2022).Em sua homenagem, compus a peça "Tema para Andréa" (Violino e Piano), disponível no YouTube, com interpretação da própria homenageada."